13 de dezembro de 2010

História do Camafeu

Existe uma delícia de nozes que alegra a todos com seu sabor sofisticado e aparência clássica. Sim! Ele mesmo! O camafeu! Você sabia que esta doçura tem este nome pela semelhança com uma jóia muito utilizada antigamente? Conheça um pouco mais sobre o camafeu:

O Doce Camafeu foi inspirado em um objeto muito usado de decoração por pessoas nobres entre os séculos XV e XIX.
A palavra camafeu origina-se do latim cammaeus, que quer dizer pedra entalhada ou esculpida. O camafeu surgiu por volta do ano 300 a.C., em Alexandria, sendo utilizado em jóias e adornos para roupas.


No século XVII era considerado refinado culturalmente um cavalheiro que colecionasse ou portasse peças em camafeus. O imperador francês Napoleão I foi outra figura histórica apaixonada pelos camafeus, e chegou a fundar em Paris uma escola para ensinar a arte da produção de camafeus a jovens aprendizes.
Ao longo dos tempos, camafeus decoravam não somente jóias, como também vasos, baixelas, taças e copos. Eram bastante apreciados por nobres e pessoas ricas, entre os séculos XV e XIX. A Rainha Vitória, tendo mostrado predileção pelos camafeus, ditou moda entre as mulheres da época, que começaram a usá-los nas blusas, nos vestidos ou numa fita em volta do pescoço.

O doce levou esse nome pelo seu formato, que lembra o da joia. Ele geralmente é feito para casamentos e é considerado um doce “nobre”.

Se o docinho já é um encanto e se parece com uma jóia, imagine o camafeu da Dolcce!
Experimente!

0 comentários:

Postar um comentário